NPCs

NPC, ou personagem não-jogador, é qualquer personagem dentro do jogo que não é controlado pelo jogador. Isto inclui Zumbis e outros sobreviventes.

Já aviso, contém SPOILERS.

Na imagem à esquerda, há na direita um NPC que ameaça o jogador com a sua espingarda.
Existem inúmeros NPCs armados, seja com Shotgun seja com Baseball Bat, ás vezes até com os dois.

No futuro, os NPCs serão capazes de exibir uma variedade de personalidades e características diferentes, na próxima versão(0.2.0) será possível comprar itens deles, se comunicar com eles podendo forar grupos de sobreviventes.

Gun Nut

Gun Nut é um ser humano (não-zumbi) classificado como NPC. Eles são sempre hostis em relação ao personagem do jogador, embora normalmente gritem advertências antes de atacar. Quando mortos deixam cair quaisquer itens que estavam com ele, incluindo roupas, armas, munições e outros itens.
Eles também disparam em zumbis próximos a eles.

Localidades no Story Mod

Ao jogar em Story Mode existem alguns pré-Gun Nuts no mapa.

Story Mod - 'Til Death Us Do Part

Bobby Collins

Este Gun Nut virá para esconderijo do jogador até o final do tutorial, ás vezes denominado de Raider. Depois que o jogador escuta a mensagem de rádio (desliga o forno, evitando um incêndio), Bobby Collins vai abordar o esconderijo e entrar, arrancando as barricadas. Se não for morto ou agredido, Collins ameaçará o jogador e, em seguida, irá direcioná-los para cima. Depois se dirigir ao jogador dentro do quarto, Collins vai alegar que Kate está infectada, então, apesar dos protestos do jogador vai atirar Kate e no jogador. Caso ele não note o jogador, ele vai subir as escadas e então ameaçar matar Kate.

Jack Bloggs

Este Gun Nut é encontrado patrulhando o interior do super mercado. Bloggs vai começar a atirar caso o jogador ousar entrar na loja, isso é mostrado na primeira imagem desta página.

Modo Sandbox

No modo Sandbox, os Gun Nut aparecem de forma aleatória em edifícios ao redor do mapa.

Independentemente de qual arma que os NPCs transportam, eles vão matar o jogador(ou serem mortos) com um único golpe com qualquer arma. Isso os torna muito mais mortais do que zumbis. NPCs também podem perseguir o personagem de vez em quando, embora apenas quando e enquanto o jogador estiver de costas para ele. Eles vão fugir se o jogador se virar para olhar-los.

Na versão 0.2.0r em diante, é possível conversar com os NPCs e convidá-los a se unir a você.