Guia de Sobrevivência

Bem, antes de tudo você deve saber que você vai morrer, de um jeito ou de outro, mais cedo ou mais tarde.
Não pense que seus problemas se resumirão a zumbis, ou que sairá por ai atirando. Fome, sede, depressão, problemas de confiança, solidão, doença e insanidade são alguns dos problemas que você se preocupará neste jogo, o que o torna muito mais realístico e sobrivivencialista.

Bem, primeiro algumas dicas básicas de como sobreviver.
  • Zumbis podem te ver através de janelas. Feche as cortinas das janelas, tampe as janelas com lençóis, ou se possível durma no segundo andar.
  • Caso um zumbi bata em sua porta, abra a porta e mate-o, se ele ficar batendo na porta, o barulho irá chamar outros zumbis ou mesmo uma horda inteira.
  • Caso esteja ferido, alimente-se e durma bem, isso faz com que você se cure muito mais rápido.
  • Não fique perto de zumbis(dormir ou permanecer por 1 dia em uma casa com cadáveres) ou comer comida estragada ou despreparada(uncooked), você se tornará em 1 semana (muito ferido) ou 1 mês (bem alimentado e sem feridas). Ficar doente pela zumbificação diminui sua força e atenção.
  • Se você está preso e a única saída os zumbis ocuparam, pegue a Shotgun, abra a porta, de dois ou três tiros e corra, se possível para bem longe, inicialmente corra, após pegar alguma distância ande para não ficar cansado.
  • Diferente do que muitos pensam, zumbis são atraídos pela luz da lanterna. Não utilize luz dentro de casa, os zumbis podem ver as luzes mesmo quando as janelas estão cobertas por lençol ou cortina.
  • Há mais zumbis durante a noite, porém, de dia, a visão dos zumbis é maior. Saia apenas de dia.
  • Zumbis são atraídos por barulhos, desde arrombar uma porta até disparos de uma arma de fogo. Até o próprio barulho deles tentando arrombar a porta irá, em grande maioria das vezes, atrair mais zumbis ou até mesmo uma horda inteira.
  • Não coma comidas estragadas, elas podem te adoecer.
  • Coma apenas quando estiver com fome moderada(é o segundo nível de fome, ler mais na seção moodles).
  •  Se possível, cubra as janelas de seu esconderijo usando o Bed Sheet(lençol/cobertor).
  • Cuidado! Caso você vá para outra célula do mapa pela floresta, você pode nunca mais conseguir voltar para a antiga célula. Isto é, você pode "se perder na floresta", uma implementação bem doida dos criadores.


Guia


Este guia requer um conhecimento médio sobre o mapa do jogo, para saber mais sobre o mapa, clique aqui.

Notas sobre os abastecimentos públicos da cidade:
  • Depois de aproximadamente 5 dias em tempo de jogo, o fornecimento de água da cidade vai acabar.
  • Após aproximadamente 15 dias de tempo de jogo, o fornecimento de energia da cidade vai acabar.
  • Após cerca de 1 mês no tempo de jogo, a horda de zumbis vai reagrupar e migrar juntos ao redor da cidade até encontrar você.

Agora vamos ao que interessa, ao guia de sobrevivência que auxiliará vocês a criarem um plano de metas para sobreviver nesse mundo apocalítico.

Primeiro dia

O ponto inicial em Sandbox serão aleatórios e você pode acabar em um qualquer dos edifícios que a cidade tem para oferecer. Não importa onde você começa, sua primeira meta será de pegar tudo da casa. Você está procurando principalmente por uma arma, comida e ferramentas, como martelos e itens como cobertores que você pode fazer curativos e cortinas que você vai querer mais tarde. Depois de ter feito isso, você pode avançar para a etapa dois. Relembrando, não utilize a Shotgun como sua arma principal, ela faz muito barulho, o que atrai muitos zumbis.

Lista de armas de corpo-a-corpo, da melhor para a pior:
Fire Axe > Sledgehammer > Spiked Baseball Bat > Plain Baseball Bat > Kitchen Knife > Nailed Plank > Hammer > Pool Cue > Screwdriver > Wooden Plank > Butter knife > Pen/Pencil

Procure por pelo menos um Hammer(martelo), os abaixo dele não são indicados para uma longa sobrevivencia. Junte também alimentos para 2 ou 4 dias, e 1 a 4 recipientes com água.
Depois de recolher esses suprimentos básicos, você precisará escolher uma casa para passar a noite.
Não ligue a luz, diferente do que muitos pensam, a luz atrai sim os zumbis, mesmo se as janelas estiverem obstruídas. Recolha tudo dessa construção, e organize-a. Por exemplo: alimentos perecíveis na geladeira, recipientes com água na pia, alimentos enlatados no armário, armas na mesa e etc. Relembrando, coma quando você estiver no segundo nível de fome e coma os perecíveis primeiro, depois os não perecíveis e por último os enlatados.

Coleta de água

Em breve, você vai ser atingido com o problema da falta dos serviços públicos, como a água. A falta de água acontece 5 dias depois do início do jogo. Você precisa passar os próximos 4 dias recolhendo garrafas, potes, tigelas de água. Depois dos 5 dias, você terá de viver com a água que recolheu. 10-15 recipientes de água são aceitáveis, mas se você quiser sobreviver mais de 2 meses, você deve estocar pelo menos 20, eu sugiro cerca de 30, quanto mais, melhor. Ao fazer isso, procure melhores armas. Até o final do 4º dia, você deve ter pelo menos um taco de beisebol, mas eu sugiro que você comece com um machado o mais breve possível. Procure por itens anti-boredom(que diminuam o tédio), alimentos não perecíveis, panos de assoar o nariz(tissue), alimentos perecíveis, lençóis, fármacos, serra e materiais de construção. Na pior das hipóteses, você vai ficar sem água, então você pode ir para a área de floresta tentar encontrar poços que fornecem um suprimento de água ilimitado.

sobreviventes, e viver o apocalipse.

Depois

Depois que o sistema de distribuição de água falha, coletar garrafas vazias ou recipientes para água é inútil. Seu próximo objetivo é obter um machado, um pouco de madeira e alguns pregos. Você precisa fortalecer a sua base. Supondo que você coletou madeira e pregos, o próximo passo, será barricar todas as janelas e entradas do primeiro andar(deixe uma entrada sem barricada, para caso haja necessidade de uma fuga rápida), depois de terminar as barricadas, você pode começar a construir paredes, e construir labirintos anti-zumbis, passarelas de emergência, ou mesmo conectar prédios, no entanto, para isso, você terá que derrubar árvores, o mapa tem poucas tábuas para sustentar uma construção tão grande. Para cortar árvores, você vai precisar do machado. Estoque comida, não recrute todos os sobreviventes, e viva no apocalipse.

Encontros

Quando sair para uma corrida de coleta, esteja sempre preparado. Só sair durante o dia, afinal os zumbis tendem ficarem em grande número durante a noite. Comece o seu dia comendo alguma coisa, recarregue sua garrafa de água em sua torneira mais próxima e tenha certeza que você não está carregando muito antes de sair. Pegue qualquer arma que você encontrou em seu edifício de partida.

Quando fora de seu forte, tentar andar o mais rápido possível. Se você já se deparar com uma horda, você será capaz de correr para longe o suficiente de todos eles, sem um arranhão. Isso também irá poupar alguma energia para lutar sem ficar exausto muito rápido. Tente manter seus olhos sobre o seu ombro, porque você nunca sabe que zumbis irão segui-lo. Segurando CTRL e circulando o mouse em torno do personagem fará com que o jogador olhar na direção do cursor do mouse, dando-lhe a capacidade de detectar o inimigo antes mesmo de vê-lo.

NPC sobreviventes podem ser encontrados também, você pode conversar com eles ou recrutá-los em seu grupo. Os jogadores podem parar um NPC execução pressionando a tecla Q, que fará o seu grito personagem. No entanto ser avisados ​​de que alguns NPCs são hostis e vão atirar em você à vista. Alguns NPCs irão juntar-se com você e outros não, se não o fizerem, eles ficaram bravos com você. Se você continuar pedindo-lhes (e rejeitarem), eles vão ficar mais e mais zangados até que eles tentem te matar. Se eles se juntam a você, podem ser dados 3 comandos: "siga-me", "fique aqui", "e proteja essa área". No entanto, tê-los em seu grupo irá levá-los a usar os seus recursos.

Os jogadores mais aventureiros podem ir em um estoque usando um Wheelie Bin(lixeira). Arrastando-a até o local, enchendo-a de recursos e levando-a para a base. A única desvantagem é que o jogador não pode subir de nível a sua habilidade Hauling(que aumenta o quanto o jogador pode transportar).

Você é livre para ir onde quiser, no entanto, sempre tente planejar para onde você está indo, o que você estará tomando como saque e onde você estará estabelecendo-se em fazer uma casa segura.

Moodles

Ao longo de sua aventura, não só o seu personagem fica com fome e sede, mas também podem sofrer de ansiedade ou depressão. Estes efeitos de status, chamados Moodles, podem ser tratados com consumíveis, dependendo da necessidade do personagem. No exemplo, um personagem Bored(entediado) pode ser curado pela leitura de um livro ou uma revista. Os Moodles também podem exibir sinais de lesões, o que exige de primeiros socorros.

Para obter uma lista completa de cada Moodles, seus efeitos e como eles podem ser tratados, por favor, consulte o artigo principal do Moodle.

Lesões e Primeiros Socorros

É inevitável. Um dia desses, você vai cair de uma janela por acidente ou um zumbi vai morder você. Dependendo da lesão que você tem, um determinado tratamento vem com ele. Tendo Bandagens e analgésicos à mão podem ser úteis se algo acontecer com você. Sair com uma lesão não tratada pode levar à perda de saúde e até mesmo a morte.

Para tratar um arranhão, uma mordida ou uma ferida que sangra, clique no ícone do coração no canto superior esquerdo da tela. Isso abrirá a janela de status personagem. A parte lesada estará piscando em vermelho. Enquanto a tela de status personagem é aberto, abra a tela de inventário, em seguida, arraste e solte uma bandagem na parte lesada do corpo. Agora, quando apontou no com o cursor, a parte do corpo tratada deve ser "enfaixada". Dormindo, bem como estar bem alimentado irá acelerar o processo de cicatrização.

Para obter uma lista completa de todas as lesões sabem e como tratá-las, por favor, consulte o artigo lesões.

Nivelando-se

Quando seu personagem tiver treinado o suficiente, uma mensagem irá aparecer no canto superior esquerdo da tela dizendo: "You should rest and meditate on what you've learned". A próxima vez que o jogador dormir, irá abrir um painel de habilidades, com alocação de ponto, permitindo que você distribua um ponto de habilidade.

Para obter uma lista completa de cada habilidade, o que eles fazem e como ao nível deles, por favor, consulte o artigo Skills.

Crafting

Com os recursos adequados, os jogadores podem misturar itens em conjunto para criar equipamentos novos e melhores. Com o menu de artesanato, os jogadores podem criar receitas de comida, armas avançadas e barricadas para reforçar suas casas.

A janela de elaboração pode ser aberta clicando no ícone de martelo e pregos, no canto inferior esquerdo da tela quando a janela de inventário está aberto. Arraste e solte itens do painel de Inventário na fileira superior do painel de Artesanato com 4 caixas. O resultado aparecerá na caixa final. Arraste e solte o item produzido em seu inventário para completar a seqüência de elaboração.

Para obter uma lista completa de todas as receitas de artesanato, por favor, consulte o artigo Artesanato.

Casa segura

Em um apocalipse zumbi, nenhum lugar é seguro. No entanto, isso não pode impedi-lo de fortificar uma casa de seu interesse. Algumas construções são mais seguras do que outras... ou são eles? A seleção de um seguro-casa é sua.

Os jogadores são aconselhados a reforçar um prédio de 2 andares com poucas saídas possíveis. No caso de uma invasão de sua casa, você sempre pode escapar por uma janela utilizando uma corda(sheet rope). Barrique todas as janelas e portas, já que os NPCs podem destruí-las em questão de segundos.

Carpinteiros equipados com uma marreta (Sledgehammer) podem destruir paredes, portas, janelas e podem reconstruir a sua casa por elaborar peças de parede, portas, escadas e quadros. No entanto, alerto você, que, se você se aprisiona dentro de 4 peças parede sem uma marreta (Sledgehammer) na mão, você vai ficar preso lá até que você morra de fome.

Se você quiser pranchas de madeira, use um machado para derrubar portas ou árvores. Portas quebradas rendem 1 ou 2 pranchas de madeira, juntamente com dobradiças e maçanetas. Outra alternativa é derrubar qualquer árvore perto de você. Derrubar uma árvore trará 1-5 Logs. Combinando uma log(madeira) com uma serra no menu  de crafting renderá uma prancha de madeira.

Por favor, tome nota que a construção de uma casa segura faz muito barulho o que vai chamar atenção de zumbis e NPCs nas proximidades.Qualquer trabalho de carpintaria deve ser feito durante o dia.

Morte

Um zumbi mordeu você. Você recolheu-se, mas conforme a noite se instala, você começa a sentir febre, sabendo muito bem que é sua última noite... Você vai se juntar a eles em breve...

Ou talvez você tenha sido muito cuidadoso por meses, escondido em um caixão barricado com a comida e água cada vez mais escassa. E você prometeu a si mesmo nunca tirar estas tábuas de madeira da porta da frente... Uma morte lenta por fome espera por você...

Seja qual for o caso, não importa quanto tempo ou quão duro você tente, a morte parece inevitável em Project Zomboid. Quando seu personagem morre, o jogo vai rolar uma mensagem de baixo para cima indicando quanto tempo o jogador sobreviveu.

Boa sorte lá fora. E lembre-se! Aponte para a cabeça!

Caso queira visualizar um vídeo longo de um jogador que sobreviveu mais do que um ano, clique aqui.